domingo, 26 de setembro de 2010

Eleições se aproximando....

    Pois no próximo dia  3 de outubro, haverá eleições para deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores e, ufa!! presidente da república. Bem, gostaria de propor alguns comentários aqui e insisto: tenham interesse pela política!!!! Observem  o que está por trás de inúmeras propostas. Olha, seguidoras e seguidores, principalmente para as primeiras, já que são a maioria aqui no blog:, perceberam que há cada vez mais mulheres se candidatando a cargos? E olha, com grandes chances!!! Eu mesmo, já tenho a certeza de votar em, pelo menos, DUAS candidatas. Em análise feita por cientistas políticos, que são especialistas na área de assuntos políticos, concluiu-se que a mulher ter muito menor possibilidade de SE CORROMPER nesta área; quer dizer, a mulher é mais honesta. Além disso, é mais voltada às discussões. Não sei dizer, isso foi análise feita na Europa, onde o povo tem consciência muito maior, e além disso, não é OBRIGADO a votar, só o faz em  senso. Acompanho, meio a distância, o " fenômeno" Tiririca, bah aí é brabo!!!! Se bem que, por outro lado, a sua eleição seria uma resposta da indignação do povo com os nossos políticos ;penso que deputados e senadores, principalmente, deveriam ser "sabatinados" e receber salários próximos do que qualquer trabalhador recebe e haver comissões - SÉRIAS!!! - para regular esse povo!!! Nós professores, que somos profissionais e temos CURSO SUPERIOR, somos constantemente criticados pela sociedade, por que um político não poderia?  Sei que muitos dos seguidores do blog ainda não vota, mas logo o fará e já pode estar tecendo a sua consciência de eleitor/ eleitora. Pensem, reflitam e , POR FAVOR, postem tudo que pensarem e quiserem falar a respeito, são nessas discussões é que aprimoramos a nossa cidadania

Produções de Seguidores


    Como sugeri e prometi, na abertura do blog, publicarei um texto  poético da Camilla Panariello, querida aluna da 8ª série do CIEF:

Voleibol
Jogar vôlei é bem mais que
Passar e atacar, levantar e sacar.
É suportar o nervosismo de entar na quadra,
e ter que ganhar, é se dedicar, é se doar por inteiro.
Mas tudo isso é recompensado,
No momento em que o suor escorre pelo rosto,
E a medalha de ouro pelo pescoço!
Voleibol é o começo dos fracos,
O caminho dos fortes,
E a vitória dos persistentes!

     Para quem não sabe, a Camilla joga na escolinha de voleibol do município, do competente Alexandre Seifert. É claro, o poema demosntra o amor e a dedicação que há por parte desta galera "ligada" ao voleibol, além disso, sobra talento para escrever. Parabéns Camilla. E fica o convite: escrevam! Como já disse o grande Monteiro Lobato: " Um país se faz de homens e livros".


domingo, 5 de setembro de 2010

Época de Eleição

   Caros seguidores e visitantes! Muitos de vocês são eleitores, diga-se de passagem, o voto obrigatório no Brasil é um "fantasma" que sobrou da maldita Ditadura Militar, em que vivemos durante décadas. Mas o propósito desta postagem é passar umas ideias sobre as eleições que se aproximam. Há 4 anos ,a mídia da televisão, principalmente, veiculou propagandas muito bem boladas, por sinal, onde deveríamos ter cuidado em quem votar sob pena de adquirirmos "cacoetes" nervosos, consequentes de equívocos cometidos em votos mal feitos, não sei se alguém lembra : um rapaz que toda hora que lembrava algo mal feito começava a ficar com as pernas bambas; uma moça que toda vez que se aproximava de um lugar público rodava em volta e nisso ficava, entre outros. Hoje a mídia segue fazendo esse tipo de publicidade, também muito interessante. Penso ser uma evolução neste sentido de consciência política. Falo para quem tenho relações de nunca devemos dizer que " detestamos política"; " ah política, não me interessa" e por aí vai. Temos que ter em mente duas coisas fundamentais: 1- Termos a memória bem ativa em relação aos nossos canditados a serem votados: o que fez? Como é o seu histórico político? Que projetos criou? que votações participou  em projetos de lei? em que se engajou na questão social? como lidou com o dinheiro público?  Deve haver, de nossa parte, uma minunciosa análise para  que depois não estejamos passando por "ataques" nervosos durante 4 anos ou mais! 2- não nos deixarmos iludir por propostas "mágicas" e "maravilhosas", muito menos nos deixarmos levar por falas "bonitas" e caras " bonitas" e "jeitosas".É importante, também, isso é difícil nos dias atuais, tentar pensar no COLETIVO e não, no PESSOAL.
    São dicas que podem ajudar e muito na hora de " darmos a nossa procuração", lembrando que " ah ,esse é bom candidato, mas não terá chance" Se todos pensarem assim, o/a candidato/a não terá chance mesmo! Temos que seguir as nossas convicções, sempre.
     É bom lembrar a todos que é muito importante ou tão mais importante o voto dado aos deputados do que aos governadores e presidente, pois  os anteriores, é que , em conjunto têm o poder de decisão final, no final das contas, o governador e/ ou presidente apenas acatarão as decisões vindas da Câmara ou da Assembleia Legislativa. Eu vou parando por aqui, afinal, não há receita pronta para política o que tem de haver é consciência,  muito esclarecimento e lembranças atualizadas. 
    Bom voto para quem é eleitor/a e para quem não vota, ainda, já comece a estabelecer os seus critérios para quando for participar de qualquer eleição. É bom lembrar, votar é ato de cidadania, mas fiscalizar e ficar atento a quem colocamos no mandato é muito mais importante.
    Aguardo posts