segunda-feira, 28 de junho de 2010

O diabo e a criança ( Mario Quintana)

    Transcrevo a seguir um pensamento muito sábio do saudoso Mario Quintana para fazer uma reflexão:
    " Um dia o diabo viu uma criança fazendo com o dedo um buraco na areia e perguntou-lhe ' que diabo de coisa estaria fazendo'
    - Ué não vês? Estou com o dedo fazendo um buraco na areia! -espantou-se a criança-
    Pobre diabo!! O seu mal é que ele jamais comprenderá que uma coisa possa ser feita sem segundas intenções! "

    Pois aí percebe-se a mentaliade de um "ingênuo" e de um "matreiro". Mas note-se a espontaniedade de uma criança e a deturpação mental de um adulto, por exemplo. Vivemos em um mundo tão cruel, muitas vezes, que, aprendemos a desconfiar de tudo e de todos. Que pena, vive-se em fantasias maravilhosas e também em um mundo obscuro e de uma falsidade gigantesca. Às vezes, me dá vontade de viver em meio aos cachorros e gatos. E vocês caros seguidores e visitantes, o que pensam a respeito?

 


Vaidades de nossas vidas....

    De que vale sermos pessoas egocêntricas, egoístas, cheias de vaidades e manias como tipo " essa pessoa não vale nada" ou "não vou com a cara desse cara"  ou "não gosto dessa pessoa". Hoje, infelizmente, perdi uma colega de trabalho de uma maneira surpreendente. Até neste momento que escrevo, pergunto-me : " será verdade?" O pior é que aconteceu, e debaixo de nossos olhos ,estupefatos com o fato e todos atônitos, tentando entender, mas ao mesmo tempo, sem entender nada! Mas a questão que quero chegar é que somos tão impotentes ecertas ocasiões, e que nada determinamos a não ser uma força maior, que podemos chamar Deus ou sei lá o que muitos pensam. Planejamos tanto certas coisas, selecionamos  algo ,pessoas  na qual desejamos que façam parte de nossos laços de relacionamentos, mas a certo ponto não mandamos em nossa vida!!! Quem nos garante viver no dia de amanhã?  O que levamos dessa vida? Será que somos superiores ao nosso próximo? Vivo no meio de professores, a carreira que aprendi a gostar. Mas confesso, que somos um grupo vaidoso e muitas vezes temos colegas " se achões", muitos "pisam" em cima do próximo, sem ao menos " colocar-se no lugar de seu próximo" ; apenas "olha-se para o próprio umbigo". Então retorno ao que mencionei antes: Podemos o quê? Decidimos o quê? Somos melhores que quem? A conclusão que chego é ninguém é mais que ninguém. Somos frutos de uma raça que de humana está ficando apenas o nome. Mas que , em certa ocasião, fica tão impotente que não sabe ou não consegue salvar algum colega, algum amigo, algum ente, alguém querido ou querida entre nós, de uma situação grave. Sejemos pois, amigos, irmãos, fraternos, pois levamos desta vida, apenas, nossos feitos e nossos laços de amizade, compreensão, coleguismo e acima de tudo, AMOR e caridade. Gostaria nesse momento triste  e de reflexão considerações de vocês, caros seguidores e visitantes

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Animais...

   Quem me conhece sabe o quanto sinto amor por um bicho de estimação. O que não consigo entender é como certas pessoas maltratam esses seres. Aliás, estendo mais além esta fala sobre animais de estimação, falo sobre animais em um sentido geral. Quando criança, eu pensava ser " eu e apenas um bicho", mas hoje vejo: " eu e os animais". Onde quero chegar? Tenho lido inúmeros noticiários de maus tratos em vários animais. Chegou ao ponto em que inúmeras criaturas estão em vias de serem extintos. Então questiono: quem somos nós, humanos para decidirmos quem morre e quem vive? Somos Deus? Pertence apenas a nós humanos o nosso planeta? Quanto a vocês que leem  sobre o assunto, pensem e cocluam: seremos, um dia julgados por nossos atos? Olha, vou confessar a vocês; quanto mais conheço as pessoas , mais amos os animais!! Bisonhamente ( para alguns) observo, bobo, às vezes, a minha querida cachorra da raça Akita, a Kika e percebo o quanto ela tem fideliade tanto a mim quanto a Deyse, minha esposa, enquanto escrevo neste momento, a Kika já está esperando a Deyse retornar da faculdade, isso é um costume diário. Então pergunto a você : quem faz isso todo o dia por alguém? Acredito que pouquíssimas pessoas. Será que nossa capacidade de amar é maior que a de certos animais? Passo " a bola" para vocês caras e caros internautas e seguidores!! Opinem

quinta-feira, 17 de junho de 2010

A cerração

   Algo encantador de manhã cedinho: a cerração que ocorre nos meses de outono. Passa um ar europeu, em pleno Brasil tropical. Pessoas passam na rua tentanto se abrigar do fenômeno de precipitação tão suave, que parece um chuva com preguiça de cair. Os veículos passam com seus faróis ligados, denotando um maior cuidado no trânsito. Alguns mais distraídos, nem de farol ligado circulam. O mais interessante é que essa "chuva com preguiça", de repente, com o passar do tempo some e transforma-se em uma bela e ensolarada manhã. Viva a natureza do nosso sul. Que bom que existes, outono.


  Pois é galera, para quem curte escrever algo, eis uma crônica poética.
  Alguém se atreve ? Fiquem à vontade e aproveitem este espaço. Abraços

terça-feira, 15 de junho de 2010

O Amor...

    A pedido de minha querida sogra, Telma, vou tentar falar algo sobre o Amor. Palavra simples, apenas quatro letras, sentimento, talvez  dúbio, muitas vezes confuso, vejo como simples. De várias interpretações. Vejamos algumas "falas" sobre o Amor ( observem que o coloco com letra maiúscula por se tratar de um substantivo próprio, quer dizer algo específico e não geral). O sábio padre Vieira ( grande nome do Barroco brasileiro) já o classificou como falível ao tempo. O saudoso Renato Russo ( ex Legião Urbana) já o questionou que por favor o dissesse quem "inventou o amor" . O grande Mario Quintana o mostrou ser camaleônico. Jesus Cristo nos ensinou como um nobre sentimento. Há quem questione se existe, há quem diga que há vários na vida. Uma mãe por exemplo, em relação aos filhos ,tem-no como o sentimento dos sentimentos. Na verdade, penso ser o sentimento mais nobre possível, me atrevo a dizer que não é exclusivo de humanos e sim vários animais sabem transmiti-lo. Ao meu ver é querer tudo de melhor ao nosso próximo.  Eu concordo com o Quintana no caso de ser camaleônico. Pois amo minha mulher de um jeito, minha mãe e meus familiares de outro e meus amigos e alunos de outro. Em suma é querer o melhor a todos e tentar propiciar isso de uma forma ou de outra. Bem, na verdade eu gostaria de postagens de vocês caros internautas e,em especial meus seguidores do blog. O que pensam sobre tal sentimento ? Como o veem? Opinem. Escrevam.
abraços

segunda-feira, 14 de junho de 2010

É Copa do Mundo sim, mas e a vida continua...

                                            

    Pois bem gente, estamos em mais uma época de Copa do Mundo. Os olhos de todos, principalmente em nosso país, voltam-se à África do Sul. Mas, cuidado!!! Muita atenção com o oba-oba de copa e tudo mais. Lembrem-se que em outubro teremos eleições gerais. Como vão os seus candidatos? Você está acompanhando o que acontece no Senado e na Câmara dos Deputados? Todos atentos. Já diz um ditado " quando os gatos saem, os ratos tomam conta". Pois bem, não deixemos a coisa ficar em "hoje tem jogo" e "vamos fazer um bolão para o jogo do Brasil?" Quem me conhece sabe que , às vezes, seco nossa seleção, mas em nenhum momento sou menos brasileiro que ninguém!! Muito pelo contrário, sou brasileiro 365 dias por ano. Espero que todos cheguem a conclusão de que ser brasileiro não é torcer pela seleção canarinho na Copa, mas sim, ficar atento a quem vamos mandar para o Senado e para a Câmara, bem como para Brasília ou Florianópolis. Reflitam e opinem. Abraços


domingo, 13 de junho de 2010

Celso Roth

                                                  Bah!!! E o Colorado!!!

   Incrédulo, ontem acompanhei a contratação do técnico Celso Roth pelo Internacional. Fiquei muito preocupado e, ao mesmo tempo, decepcionado. Preocupado pelo recente currículo do treinador, que, apesar de ter chegado a um vice campeonato pelo Grêmio, sempre é muito contestado por sua mania defensivista. E para quem já teve Tite e Jorge Fossati, acho que já deu de retranca por um tempo!
   Fico decepcionado porque chegou a ser cogitada a contratação de Felipão, que por mais que seja um terinador com formação gremista, dispensa comentários por tudo o que já fez como treinador, inclusive ganhando uma Copa para O Brasil, que para variar, como hoje é feito com  o Dunga, foi também contestado e corneteado pela imprensa do centro do país. Mas voltando ao Roth, eu particularmente, via o Falcão, o Adilson Batista e o Mário Sérgio, aliás, não sei porque a direção colorada não manteve este último até agora como técnico, como melhores opções. Fica nítido no Inter atual, a falta de comando, falta chutes a gol, objetividade, triangulações e até treino em bola parada. Como colorado, torço para que dê certo, mas com o Roth... Oremos!!! E vocês internautas, colorados principalmente, o que acham do novo treinador?
                                                  Copa do Mundo FIFA 2010

   Mais uma Copa se inicia, já na quinta passada. Passados 3 dias,  tivemos 8 jogos. Esperamos a estreia de nossa seleção na terça-feira, às 15:30. Pois bem, até agora percebi jogos muito estudados, onde a maioria das equipes postaram-se com grandes cuidados defensivos. Hoje me chamou a atenção a seleção da Alemanha, que por ser uma candidata natural ao título, mostrou um futebol muito dinâmico, com toque de bola e triangulações bem feitos, por mais que o adversário seja uma Austrália com pouca tradição, a seleção germânica esbanjou futebol. Eu mesmo, nunca tinha visto uma Alemanha com uma dinâmica de jogo tão bem desenvolvida. Pode até ser muito cedo, mas ao meu ver já pintou um candidato à Copa. E você internauta o que pode prever sobre esta Copa?

Meu Blog

 Caros internautas amigos
 Graças a minha amada esposa, entro na net com um blog. Seguindo conselhos vários de escrever algo, muito mais por minha esposa, que sempre me incentivava para tal, aí está um canal para trcarmos boas ideias. Como professor da área de Letras, costumo muito a incentivar leituras e escritas. Agora é a minha vez. Convido a todos e todas que, de uma maneira ou de outra, postem algo. Por meu caráter democrático, este referido servirá como um meio de discussões variadas. Postarei sobre muitos assuntos. Cabe salientar que democracia não combina com baixaria. Quem postar algum texto onde se caracterize teores de baixo calão, racismo, ofensas ou coisa do gênero, será imediatamente apagado.
 Espero que aproveitem este espaço para mantermos uma página com assuntos interessantes, produtivos e proveitosos. Aguardo vocês!

abraços

Ricardo